
Adriane Germano
15 de Dezembro 3 min de leitura
Transformando a Tomada de Decisão com Insights Diretos: O Novo Paradigma para a Gestão de Dados
Hoje, com a ascensão da era Data-Centric IA (Inteligência Artificial centrada em dados), as soluções são capazes de entregar insights de forma rápida e eficiente.
Mas a pergunta que devemos fazer é: por que não permitir que esses insights cheguem diretamente às mãos de quem toma as decisões, sem intervenções ou filtros?
A alta gestão, como decision makers (tomadores de decisões), poderia escolher se deseja se aprofundar em determinado assunto, sem que nada seja descartado sem a devida consideração.
Esse novo modelo é paralelo ao tradicional fluxo hierárquico e permite que a liderança tenha acesso imediato a dados relevantes, promovendo uma análise mais ágil e fundamentada.
Ao dar autonomia para a alta gestão explorar os insights que mais impactam o negócio, criamos um ciclo de decisões inteligentes em tempo real, que alimenta e retroalimenta o ecossistema de dados.
A maturidade e autonomia dos profissionais e das áreas continuariam essenciais, mas o diferencial aqui está em permitir que o fluxo de informações aconteça de forma direta, sem barreiras, para que cada decisão seja feita com o máximo de contexto disponível.
Poucas empresas devem realmente conseguir entregar insights diretamente à alta liderança sem filtragem. A verdadeira inovação está em permitir que esses dados cheguem de forma ágil e bruta, possibilitando decisões em tempo real e alinhadas ao contexto do negócio.
"Ao permitir que tanto a alta gestão quanto as áreas operacionais tenham acesso irrestrito a esses dados, criamos um ciclo virtuoso de decisões mais rápidas e bem-informadas, redefinindo o padrão de tomada de decisão e estabelecendo um novo paradigma para a inovação no mercado."
Estamos falando de algo além do que muitas empresas data-driven praticam hoje. Trata-se de criar um ecossistema fluido, onde tanto a alta gestão quanto as áreas operacionais têm acesso irrestrito aos insights, elevando o nível de análise e decisão.
Uma vez que ambos — alta liderança e áreas operacionais — tenham acesso aos insights de forma independente, as áreas podem embasar a liderança em questões que merecem um aprofundamento maior, além de criar storytelling que eleva a visão estratégica da instituição.
Essa conexão é o verdadeiro "pulo do gato": unir a visão estratégica da alta gestão com a capacidade analítica das áreas operacionais, criando uma sinergia poderosa que maximiza o uso dos dados, e medidas por KPIs de eficácia dos insights, garantindo que se tornem ações concretas e decisões estratégicas. Isso permitiria ajustes contínuos nas estratégias, promovendo evolução dinâmica.
Ao adotar essa abordagem, a tomada de decisão é acelerada, com a gestão ativamente definindo áreas de aprofundamento, alinhando as estratégias organizacionais a um ciclo de crescimento contínuo, sempre baseado nas informações mais completas e atualizadas possíveis.
Então, aqui, seria uma proposta de algo diferente: eliminar as barreiras que separam os insights de quem mais precisa deles. Ao permitir que tanto a alta gestão quanto as áreas operacionais tenham acesso irrestrito a esses dados, criamos um ciclo virtuoso de decisões mais rápidas e bem-informadas, redefinindo o padrão de tomada de decisão e estabelecendo um novo paradigma para a inovação no mercado.
Outros artigos

Knight Jon
Feb 10 4 min read
The shoe market is getting biger and better day by day. Do you wanna start that business.

Linda Jonson
October 5 2 min read
Writing is an art, which need to acquire patience and strength. Keep writing and stay focused.

Carl Muligun
May 6 4 min read
Success is a broad things in human life. It veries different human to human.